Cai pelo segundo mês seguido o número de famílias endividadas

Artigo Técnico 11/2019 de 13 de março de 2019

Cai pelo segundo mês seguido o número de famílias endividadas

Análise feita pela Fecomério-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que no mês de fevereiro deste ano 68,8% das famílias roraimenses estavam endividadas, sendo o menor resultado desde julho de 2014.

Esta foi a segunda queda seguida no nível de endividamento das famílias, retraindo 1,5 pontos percentuais ao mês anterior, e em relação ao mesmo período do ano passado essa queda foi ainda mais acentuada, diminuindo 14,7 pontos percentuais. Em números absolutos existem 62.815 famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Apesar da redução no número de famílias endividadas, é preocupante o aumento pelo segundo mês seguido daquelas famílias que alegaram que não tem condições de pagar nenhuma de suas dívidas, esse percentual aumentou para 2,5%, maior índice desde janeiro de 2015. Ao todo existem 2.314 famílias roraimenses nesta situação.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O percentual de famílias com alguma conta em atraso permaneceu estável em 38,6% em janeiro deste ano. Contudo, comparando com o mesmo período do ano passado, observa-se uma queda de 4,5 pontos percentuais.

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (74,3%); carnê de lojas (40,8%); financiamento de carro (11,9%); crédito consignado (10,1%); e crédito pessoal (9,2%);