Comércio em Roraima vai registrar aumento nas vendas do Dia dos Namorados

“No Dia dos Namorados, o comércio em Roraima está mais aquecido que a média nacional”. A afirmação é do assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, com base nos dados da estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a pesquisa, o volume de vendas no comércio em Roraima deve registrar o maior valor da série histórica e movimentar R$ 3,3 milhões no varejo. “O dia dos namorados vai ser a primeira data com o crescimento real nas vendas. Descontado a média de aumento de preços dos produtos mais consumidos, no acumulado dos últimos 12 meses, haverá uma elevação de 2,1% no total das vendas em 2022, sendo a primeira estimativa de crescimento real para as vendas de uma data comemorativa no Estado este ano”, finaliza o economista.

A data sazonal e a melhora nas vendas em Roraima devem também registrar uma melhora na geração de empregos e consequentemente a redução da taxa de desemprego. Observa-se ainda que o valor apresentado se refere apenas as vendas do comércio varejista, não sendo computado o faturamento de outros serviços que também aumentam no dia dos namorados, como os segmentos de bares, restaurantes, floriculturas e motéis.

Vestuário e calçados concentram maior fatia

Carro-chefe das vendas neste período, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá movimentar 42% das vendas. De forma semelhante, o segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos deve responder por uma fatia relevante das vendas totais de 38%. Por outro lado, as vendas de itens de farmácias, perfumarias e cosméticos tendem a avançar 7,4%, mas devem responder por pouco mais de 7% de toda a movimentação financeira esperada.