Endividamento das famílias em Roraima volta a subir

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC), divulgada pela CNC – Confederação Nacional do Comércio, mostra que as dívidas das famílias roraimenses voltaram a subir no mês de julho de 2021. Segundo o estudo 86,6% das famílias possuem algum tipo de dívida.

Para o economista e assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, “o resultado apresentado este ano foi o segundo maior valor em toda a série histórica, ficando abaixo apenas do endividamento registrado em janeiro de 2016, que foi de 86,8%. Se a gente comparar com o mês de junho do ano passado, teremos um aumento de 40,2%”.

O cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida das famílias em Roraima com 61,6%, sendo o maior percentual desde julho de 2019. O número de famílias O número de famílias que declararam que têm contas em atraso apresentou o terceiro aumento mensal seguindo, ficando com 34,1%.

Ainda de acordo com o assessor econômico da Federação do Comércio em Roraima, “as dívidas comprometem em torno de 29,3% da renda das famílias roraimenses e devem se estender, em média, por até 7 meses”, completa Fábio Martinez.

Os índices que apresentaram melhores números foram os referentes as famílias que declararam não ter condições de pagar as dívidas, que aumentou 5,2%, menor valor desde fevereiro de 2020, e o número de famílias que afirmaram não ter dívida, ficando no segundo menor valor percentual desde janeiro de 2016.

A pesquisa completa sobre o endividamento e inadimplência das famílias roraimenses, você encontra no endereço eletrônico https://fecomerciorr.com.br/2021/08/09/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-jul-21/