Confiança dos empresários apresenta tendência de queda

Artigo Técnico 011/2021 de 24 de fevereiro de 2021

O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela CNC, em Roraima foi de 113,8 pontos em fevereiro deste ano.
Em relação a janeiro houve uma queda de 1,5%, segunda redução seguida na confiança dos empresários roraimenses, e mais acentuado do que a apresentada em janeiro.
Novamente a piora na percepção em relação as condições atuais da economia foi um dos principais responsáveis pela queda na confiança, em fevereiro o índice encolheu 6,9%, sendo que para 57,0% dos empresários a situação atual está pior do que no ano passado.

Outra queda significante apresentada em fevereiro foi referente a expectativa para contratação de funcionários, que após sete aumentos seguidos voltou a cair, apresentando uma retração de 11,4%, sendo que 34,5% dos entrevistados pretendem reduzir um pouco o seu quadro de funcionários.
Mesmo com essas retrações, os empresários roraimenses continuam confiantes em relação as perspectivas da economia, do setor e da empresa, apresentando índice de 147,9 pontos, crescendo 4,1% em relação a janeiro.

Fonte: ICEC, CNC.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ