Turismo perdeu 34% do seu faturamento em 2020

Artigo Técnico 007/2021 de 12 de fevereiro de 2021

Segundo dados dos Indicadores de Faturamento do Turismo (IFT), elaborados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, as atividades vinculadas ao turismo movimentaram em faturamento R$ 183 milhões em 2020, menor valor desde o início da série histórica, iniciada em 2016.

Comparando com ao ano de 2019, houve uma retração de 34% no faturamento das empresas do segmento do turismo aqui em Roraima. As maiores quedas no movimento se deram nos meses de abril e maio, quando o faturamento caiu 70% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Sendo que os únicos aumentos apresentados em 2020 foram durante os meses de janeiro e fevereiro, antes da pandemia de Covid-19 no Estado.

A queda no faturamento do turismo acabou refletindo na geração de empregos formais, sendo extintos 119 postos de trabalho, o que significou uma retração 2,6% do total de empregados no setor de turismo do Estado.
Em termos absolutos o segmento de transporte passageiros foi o que mais perdeu postos de trabalho, ficando com saldo negativo de 79 empregos, todas essas perdas sendo no transporte rodoviário. Essa retração representou uma queda de 12,8%.
Proporcionalmente o segmento de organização de eventos foi o que mais encolheu, perdendo 34,4% do total de empregos formais da atividade.
O único ramo de atividade do turismo que aumento o seu quadro de funcionários em 2020 foi o de agência de viagens e operadores turísticos, que fechou o ano passado com aumento de 53 novos empregos, incrementando em 15,8% o total de trabalhadores.
Ao todo existem 4.533 pessoas empregadas formalmente no turismo, o que representa 7,7% do total de trabalhadores formais em Roraima.
Todas as quedas no saldo de empregos do turismo em Roraima se deram nos meses de março a julho, sendo perdidos neste período 522 postos de trabalho, com destaque para a retração apresentada no mês de abril, quando foram perdidos 268 empregos.
Nos meses subsequentes, até o final do ano, houve uma recuperação gradual no número de postos trabalho, contudo, entre agosto e dezembro só foram recuperados exatos 268 empregos, 51% do total de empregos perdidos nos 5 meses anteriores, e exatamente o mesmo número de posto de trabalho extintos apenas no mês de abril.

2021-02-18110947
2021-02-18111021