Quarta, 01 Novembro 2017 09:20

O Comércio é a segunda maior atividade Econômica de Roraima Destaque

O Comércio é a segunda maior atividade Econômica de Roraima Foto: Józimo Macedo

O Comércio é a segunda maior ...

O Comércio é a segunda atividade econômica mais importante em Roraima, concentrando 12,5%[1] da economia do Estado, atrás apenas da Administração Pública que concentra 45,8%.

É também o setor com maior número de estabelecimentos empresariais abertos, contando com cerca de 17 mil[2] empresas no Estado, o que representa 46,8% do total de empresas em Roraima.

Em relação aos empregos, existem 43 mil[3] pessoas empregadas no Comércio, com um crescimento de 4 mil postos de trabalho na comparação com o 2º trimestre de 2016. Sendo no setor privado, o que mais emprega em Roraima, com um salário médio dos empregados no valor de R$ 1.388.

No que se refere à geração de empregos com carteira assinada, já foram criados 518 novos postos de trabalho[4] até setembro de 2017, onde em sua grande maioria ficou concentrada no Comércio Varejista. Em relação aos demais setores da economia roraimense, a geração de empregos formais no Comércio ficou atrás apenas da apresentada na Construção Civil e no setor de Serviços.

No ano passado, Roraima foi a única Unidade da Federação que apresentou resultado positivo no volume de vendas, com crescimento de 1,2%[5] no comércio varejista e de 0,7% no comércio varejista ampliado, que abrange além dos seguimentos do comércio varejista, as vendas de veículos e de materiais de construção.

Durante todo o ano de 2017, até agora o índice de confiança do empresário do comércio se manteve acima dos 100 pontos, o que demostra que os empresários estão otimistas em relação aos seus negócios neste setor. Sendo que os melhores resultados em destaque deste índice estão nos itens de “expectativa para empresa” com 157,5[1] pontos e na “expectativa para contratação de funcionários” com 119,4 pontos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[1] ICEC outubro de 2017

[1] Contas Regionais 2014

[2] Empresometro setembro 2017 <https://www.empresometro.com.br/Home/Estatisticas>