Quarta, 25 Outubro 2017 09:34

Reforma Trabalhista é tema de seminário em Roraima Destaque

O evento realizado pela Fecomércio-RR, foi ministrado pelo renomado advogado Alain Alpin aconteceu no auditório do Senac-RR O evento realizado pela Fecomércio-RR, foi ministrado pelo renomado advogado Alain Alpin aconteceu no auditório do Senac-RR Ascom/Senac-RR

Reforma Trabalhista é tema...

Pela segunda vez consecutiva, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR), realizou o seminário intitulado “Entendendo a Reforma Trabalhista”, que teve como palestrante o renomado advogado, Alain Alpin Mac Gregor.

O evento, voltado para o público em geral, aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Roraima (Senac-RR).

A primeira edição do evento aconteceu no Teatro Jaber Xaud, no Sesc-Mecejana, por meio da plataforma webinar e foi ministrado por técnicos da área, no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio do Janeiro.

De acordo com o palestrante, objetivo do evento é repassar informações que desmistifiquem em torno das discussões sobre a reforma trabalhista.

“Ela veio não só para garantir um ambiente mais favorável, mas para trazer maior segurança para os trabalhadores. Estamos em um momento muito delicado no nosso país, em que o desemprego possui níveis altíssimos, porém era preciso fazer algumas mudanças para que as empresas invistam, se desenvolvam e aumentem a sua capacidade econômica para que possa gerar novos postos de trabalho”, destacou.

O fortalecimento da negociação coletiva, no tocante a maior autonomia do trabalhador, compensação de jornada, parcelamento de férias, entre outros benefícios são as mudanças importantes na nova Lei Trabalhista, que vem a facilitar os acordos coletivos entre empregado e empregador.

“Por ter sido criada em 1943, a Lei Trabalhista se encontrava ultrapassada e precisava passar por uma reformulação mais moderna, e que atendesse os anseios da classe trabalhadora e empresarial. É importante ressaltar a preocupação da Fecomércio-RR, na pessoa do presidente Ademir dos Santos que trouxe para o Estado esse seminário como forma de esclarecer e preparar a população para essas mudanças, que ao meu ver são importantes para amenizar o desemprego e alavancar a economia do país”, enfatizou.

Para o presidente da Fecomércio-RR, Ademir dos Santos, a realização do seminário no Estado se fez necessário, devido à complexidade nas alterações da reforma trabalhista, que acabaram causando determinados tipos de equívocos entre a população.

“No dia 11 de novembro já entra em vigor a reforma trabalhista. Nos âmbitos das discussões a gente vê que ainda tem muitas dúvidas, tanto do lado do empregador, quanto do empregado. Ainda há o pensamento de que foram retirados muitos direitos dos trabalhadores, porém não foi isso que aconteceu. A intensão é melhorar as relações de trabalho, sem ter que ficar refém daquela legislação ultrapassada e que engessava os acordos coletivos de trabalho”, ressaltou.

De acordo com Ademir, a reforma trará inúmeros benefícios e facilitará o desenvolvimento das atividades trabalhistas, principalmente em âmbito de estado.

“Com a reforma, tudo aquilo que for acordado entre patrão e empregado estará em conformidade com a Lei. Dará mais transparência e consequentemente agradará as duas partes. Este evento é uma oportunidade ímpar e com certeza trará maior entendimento sobre o assunto”, comentou.

OUVINTES – A autônoma, Márcia Lully Pimentel Aguiar foi uma das pessoas que compareceram ao evento, com a principal finalidade: ampliar o conhecimento em torno da reforma trabalhista. Ela destacou o evento como positivo e garante que conseguiu esclarecer inúmeras dúvidas sobre o tema.

“Apesar de ser moderna, a nova legislação do trabalho é muito ampla e por não ser muito clara, necessita de interpretações. Importantes pontos foram colocados em pauta, principalmente na parte que engloba o setor de recursos humanos, no que diz respeito a decretos, entre outras normas. A Fecomércio Roraima está de parabéns pela iniciativa. Isso demonstra o interesse em esclarecer a sociedade sobre essas mudanças, que ao meu entender, só vem trazer benefícios a sociedade”, finalizou.

Ler 384 vezes Última modificação em Sexta, 27 Outubro 2017 11:48